28
maio

Ferramentas 3D interativas ligam os pontos para arquitetos

Plataforma de criação 3D, Unreal Engine e a ferramenta de visualização arquitetônica, Twinmotion da Epic Games, estão quebrando barreiras e ajudando os dados a fluir livremente através do canal arquitetônico 

O setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC) tem um problema do qual ninguém está falando. Trazer uma ideia da imaginação de um arquiteto para tijolos e argamassa do mundo real requer a experiência de uma infinidade de disciplinas diferentes. 

Arquitetos, engenheiros, consultores, fornecedores e fabricantes precisam colaborar para chegar à linha de chegada. O problema é que, em termos dos dados que cada especialista produz, ninguém nesta equipe fala a mesma língua. 

Isso porque o processo arquitetônico não foi projetado com um único canal simplificado em mente. Cada disciplina é um silo, exigindo um software especializado que gera diferentes tipos de arquivo. Isso resulta em uma infinidade de fluxos de trabalho que são efetivamente isolados. 

Processos de conversão demorados são necessários para mover os dados. Isso pode produzir resultados imprevisíveis, com informações importantes perdidas ao longo do caminho. A colaboração eficaz e sem estresse torna-se um sonho. 

E se houvesse uma maneira de unir os pontos, de modo que os dados pudessem fluir livremente de uma fase do canal arquitetônico para a seguinte? 

A Epic Games está trabalhando exatamente nisso. A empresa de tecnologia interativa está desenvolvendo um ecossistema de ferramentas e bibliotecas de ativos para ajudar a criar uma forma de trabalho mais integrada. 

Ferramentas em tempo real para AEC 

O Unreal Engine da Epic tem agitado a indústria de AEC há algum tempo. Isto tem sido aproveitado por especialistas em visualização para criar visuais arquitetônicos fotorrealistas e experiências imersivas em tempo real. 

Da mesma forma, Twinmotion ganhou o favor de arquitetos como a ferramenta de escolha para produzir rapidamente imagens de alta qualidade, animações e até experiências de RV. 

As duas ferramentas são projetadas para serem usadas em diferentes estágios da produção arquitetônica. 

Twinmotion foi projetado para pessoas que não possuem um conhecimento em Computação Gráfica, como arquitetos e designers. Qualquer pessoa pode facilmente pegar a ferramenta e utilizá-la rapidamente – sem ter que gastar horas aprendendo fluxos de trabalho técnicos. 

Uma vez em Twinmotion, construir uma cena é tão simples quanto de arrastar e soltar luzes, materiais e adereços e então mudar a estação e o clima – ou mesmo ajustar o crescimento das árvores – utilizando um controle deslizante. 

A partir daí, leva segundos para criar imagens, panoramas, vídeos 360° padrão e imersivos, experiências de RV e apresentações interativas leves e compartilháveis – tudo a partir da mesma cena. 

Dez anos atrás, a história poderia ter parado por aí. A maioria das ferramentas de renderização até agora eram fechadas. O que eles produzem geralmente é completamente inutilizável nos estágios posteriores de design e desenvolvimento. Mas a visão da Epic é de uma produção de projeto arquitetônico mais conectada, eliminando os frustrantes becos sem saída, falhas de comunicação e a necessidade de refazer o trabalho em vários pacotes. 

Com isso em mente, a empresa começou a prover maneiras mais fáceis de mover dados entre as ferramentas dentro da família Epic. O plugin “Twinmotion to Unreal Engine Importer” permite que as equipes transformem uma cena iniciada no Twinmotion no Unreal Engine para alavancar o conjunto de recursos avançados que o mecanismo oferece. 

Isso significa que, de repente, todo um mundo de possibilidades se abre para a cena que você criou. Tudo, desde digital twins, plataformas colaborativas virtuais, experiências XR, configuradores de vendas imersivos e muitos outros disponíveis. 

Continue lendo em:  PBC Today