21
maio

BIM acelera a transformação digital na indústria global de AEC

Arquitetura, engenharia e construção (AEC) está se tornando cada vez mais uma indústria baseada em dados, e um novo estudo da Dodge Data & Analytics, conduzido em parceria com a Autodesk, demonstra que a modelagem de informações de construção (BIM) está no centro dessa iniciativa. As descobertas são apresentadas no Relatório de Aceleração da Transformação Digital por Meio do BIM SmartMarket, que fornece uma visão geral completa de como arquitetos, engenheiros e empreiteiros estão implantando o BIM e como eles aproveitam os dados de modelos e processos para melhorar a tomada de decisão e efetivamente potencializar a integração digital fluxos de trabalho entre os membros da equipe do projeto.

À medida que a indústria adota ferramentas como design generativo, aprendizado de máquina, captura de realidade e veículos automatizados, podemos esperar ver edifícios com melhor desempenho, projetos mais lucrativos, aumentos na segurança e eficiência aprimorada no local.”

Uma das descobertas mais importantes do estudo é a correlação entre a profundidade do envolvimento com os processos BIM baseados em dados, a intensidade do uso do BIM (a parcela de projetos nos quais o BIM é usado) e o grau em que os benefícios do uso BIM são experientes.

  • Para arquitetos e engenheiros, benefícios críticos – incluindo benefícios de negócios como maior satisfação do cliente e qualidade de design, redução de risco por meio do aumento da adesão das partes interessadas e redução de erros e retrabalho, e benefícios adicionais de sustentabilidade significativa e eficiência operacional – são vivenciados em um nível muito mais alto por aqueles que estão altamente engajados com o BIM.
  • Empreiteiros com um envolvimento mais profundo com o BIM também experimentam benefícios cruciais em um grau mais alto, incluindo benefícios de negócios como melhores taxas de vitórias e maior porcentagem de projetos bem-sucedidos, benefícios de qualidade como um número reduzido de problemas de construtibilidade no local e defeitos de entrega reduzidos e muitos controle de custos, cronograma e benefícios de segurança, em comparação com aqueles que estão menos engajados.

“As conclusões deste relatório são consistentes com o que ouvimos diretamente de nossos clientes: quanto maior a adoção do BIM, maiores os retornos que eles veem”, disse Amy Bunszel, vice-presidente executiva da AEC Design Solutions da Autodesk. “O BIM é a base da transformação digital da indústria, desde o design até as operações, e à medida que os proprietários começam a olhar para um futuro gêmeo digital, todas as partes interessadas devem começar sua jornada digital agora.”

O relatório também sugere que o BIM é um fator crítico no processo mais amplo de transformação digital de uma empresa. As indústrias de design e construção continuam explorando o uso de dados e ferramentas digitais para melhorar os resultados dos projetos. O estudo sugere que o BIM é uma parte crítica da jornada de transformação digital, com quase metade (47%) dos usuários de BIM de alta intensidade se aproximando ou perto de atingir a meta de transformação digital, em comparação com apenas 26% dos usuários de BIM em geral.

O estudo também oferece uma visão sobre onde a indústria está atualmente, fornecendo uma referência para o uso de várias tecnologias digitais e abordagens em cinco categorias: ferramentas de inteligência de design, métodos de construção inovadores, tecnologia de canteiro de obras, tecnologia de construção inteligente e tecnologia de compartilhamento de dados.

Continue lendo este artigo em:

BIM Accelerates Digital Transformation in the Global AEC Industry